Solitário Inconsciente Coletivo

Friday, July 29, 2005

Quantas vezes a gente não faz o bem, somente não fazendo nada? Conheci uma senhora, que abandonou o noivo na igreja, e ela sempre dizia que queria um dia encontra-lo pra dizer obrigada. Infelizmente ela morreu sem fazer isso, mas também ninguém nunca mais soube o paradeiro dele. Ela queria dizer obrigada por ele ter ficado parado na frente do altar, olhando, calado, nem chorar o desgraçado chorou dizia ela quando contava essa historia. Ele ficou igual a imagem de São Sebastião, enquanto ela nem conseguia entrar na igreja, queria agradecer, por ele não ter ido lá segurado ela pelos braços e falado coisas do tipo “Agora tu vais casar!”. Por que ela sabia que se ele tivesse feito isso, talvez ela cedesse, talvez caísse na real e morreria de vergonha por ter sido uma moça subversiva numa época onde não restava nada para as moças a não ser, ser donas de casa. Graças a essa atitude de não ter atitude, ela arrumou suas coisas e fugiu com o homem que ela acreditava ser o responsável pela sua felicidade, casou, teve filhos, netos e bisnetos. Ele simplesmente respeitou a vontade dela e não impôs a sua, isso fez com que ela pudesse seguir seu rumo naturalmente. E lembrei de todas as vezes que minhas amigas me pouparam de ouvir o “Isso não vai dar certo” todas as vezes que eu chegava com mais uma nova proposta de amor eterno. E também me pouparam do “Eu não te disse que ia dar merda”, e caladas me ouvindo chorar pela qüinquagésima vez a morte de mais um relacionamento que tinha tudo pra ser eterno e não foi. Simplesmente elas omitiram suas opiniões pra que eu percorresse o rumo natural das minhas escolhas. Eu também diversas vezes me calei pra poupa-las de ter um sofrimento desnecessário, nem sempre a verdade é a melhor coisa a se dizer, acreditem, ops! mas não mintam, omitam, se não pode falar nada de bom, não fala nada. Fiquei pensando em quantas vezes o meu silêncio em relação a uma situação pode ter facilitado a vida de alguém, quem sabe não ter feito nada tenha sido a melhor coisa que eu poderia ter feito...

4 Comments:

At 8:54 AM, Anonymous Anonymous said...

O silêncio realmente tem que ser real e é necessário certas horas. Talvez por isso que eu possa parecer tão calada e reclusa certas horas. Dar valor ao silêncio é realmente uma virtude para mim.

 
At 8:38 PM, Anonymous Anonymous said...

Espero que a primeira impressão permaneça...
Obrigado pela visita e pelas palavras carinhosas...
Volte sempre!
Voltarei com + tempo para ler o que escreves...
Beijos do CC!

 
At 9:40 AM, Anonymous Anonymous said...

Vou ficar calado...

 
At 6:01 AM, Blogger Adriano Mello Costa said...

Salve minha amiga...
Sempre digo que o verdadeiro amigo não se acha dono de uma amizade boa e sim parceiro e companheiro dela..
E ir em busca dos sonhos sejam eles amorosos ou nao, é sempre o ideal, apesar das conveniencias de nossa vida as vezes deixarem isso nao acontecer...
Bjos Susuia... :))

 

Post a Comment

<< Home